Thursday, August 7, 2008

Presos os hackers responsáveis pelos maiores roubos de números de cartões de crédito (incluindo TJX)

Depois de 3 anos da intrusão inicial e 1 ano e meio da divulgação do incidente pela TJX, o Departamento de Justiça americano divulgou que em conjunto com forças da lei de vários países foram presas 11 pessoas, entre elas 3 americanos, um estoniano, 3 ucranianos, um chinês e um bielorusso (incluindo um informante do serviço secreto americano).

Eles foram os responsáveis pelo maior roubo de números de cartão de crédito da história da internet: o da empresa americana TJX (que foi um grande motivador para a criação do padrão/auditoria "PCI - Payment Card Industry Data Security Standard") .

O total de cartões de crédito afetados pela quadrilha somente na TJX chega a mais de 40 milhões (cerca de 12 milhões de MasterCards e 25 milhões de cartões Visa) . Sem dúvida trata-se do maior caso de roubo de identidades já descoberto/divulgado.

Interessante notar que a empresa TJX divulgou que percebeu que haviam sido roubados números de cartões de crédito em janeiro de 2007, mas investigações indicaram que as primeiras intrusões ocorreram no ano de 2005. Algumas prisões já haviam ocorrido em 2007, mas todas relacionadas aos receptadores dos dados, desta vez foram presos os responsáveis pelas invasões e distribuição dos números de cartões de crédito.

A informação confirma que redes wireless de várias empresas (TJX, BJ’s Wholesale Club, OfficeMax, Boston Market, Barnes & Noble, Sports Authority, Forever 21 e DSW) foram inicialmente exploradas pelos hackers que depois conseguiram se infiltrar nos sistemas internos das empresas. Veja a anatomia do ataque à TJX.

Os perpetradores posteriormente venderam ou gravaram os números de cartões de crédito para saques em ATM's em uma rede de distribuição que envolvia os seguintes países: Ucrania, Bielorussia, Estonia, China, Philipinas e Tailandia.

No comments:

Post a Comment