Monday, July 22, 2013

Visualizaçâo, Linha do tempo e Cobertura de ataques cibernéticos


[ 2013-07-22 Update ] 

Uma visualização muito interessante dos maiores incidentes envolvendo vazamento de dados nos últimos 10 anos pode ser vista no site "Information is Beautiful" - mais do que recomendada. As informações podem ser organizadas por ano ou método de vazamento (publicação acidental, hacking, insiders, computadores e mídias perdidas, etc), tipo de organização afetada, número de registros vazados e nível de sigilo dos dados acessados. Muito interessante.

http://www.informationisbeautiful.net/visualizations/worlds-biggest-data-breaches-hacks/


[ 2013-06-28 Update ]

Durante todo o ano de 2013, o Paolo Passeri tem mantido um excelente histórico de ataques conhecidos em seu site, incluindo a Data, o Autor, o Alvo, o tipo de Ataque (DDoS, SQLi, Defacement, Account Hijacking, etc..) - e também a categoria do ataque (Cyber Crime, Cyber Espionage, Hacktivism, Cyber Warfare).

Abaixo o link para o índice geral para o ano de 2013 recém divulgado:





[ 2011-09-11 Update ]


Em junho, a Thomson Reuters divulgou um gráfico com um timeline dos principais incidentes de segurança públicos de 2011. Desde então, Paolo Passeri - especialista em segurança da informação italiano - publica uma lista dos ataques ocorridos nos últimos meses (no mesmo formato).

Existe um índice principal com links para as tabelas contendo os timelines dos últimos meses:
Observação: A CNET continua atualizando o timeline referenciado nos links do post original abaixo:

[ 2011-08-01 Post Original ]

Há alguns dias a CNET disponibilizou uma planilha online que facilita muito o acompanhamento das notícias relacionadas à ataques cibernéticos cobertos pela imprensa internacional este ano.  A tabela inclui a data de divulgação do ataque, seu alvo, o suposto responsável, o motivo, o método, o dano, além de notas e links para os artigos relacionados.

São 87 incidentes cadastrados até o momento, desde o ataque à RSA (em 17 de março) até a divulgação do vazamento de dados pessoais de 35 milhões de sul-coreanos - na última sexta-feira, obtidos através da exploração do site Cyworld.

Post curto, mas com Bookmark obrigatório (escolha o seu):
Links relacionados a crescente divulgação de ataques cibernéticos pela mídia:

1 comment:

  1. Bem interessantes as referencias compartilhadas, obrigado,

    Com certeza ja estao nos meus favoritos!

    Anderson.

    ReplyDelete