Thursday, July 26, 2012

Ciberguerra: internet é palco de novas ameaças e batalhas

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI6017638-EI12884,00-Ciberguerra+internet+e+palco+de+novas+ameacas+e+batalhas.html

CELSO CALHEIROS
As ameaças de ataques cibernéticos, que podem ser desferidos de diferentes e distantes fronteiras, são um perigo real que já preocupa grandes empresas, instituições militares, usuários e governos. No Brasil, por exemplo, foi criado o Centro de Guerra Cibernética (CDCIBER), sob o comando do Exército. Sua primeira grande missão ocorreu no mês passado, durante o evento Rio+20, destacou o o especialista Sandro Suffert, fundador da Apura CyberSecurity Intelligence, em entrevista ao Terra. "O ciberespaço é hoje visto como um quinto domínio onde batalhas podem ocorrer, além da terra, mar, ar e do espaço", afirmou.
A partir do próximo ano, o Brasil será novamente cenário para grandes acontecimentos, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas do Rio (2016). "Nestas ocasiões, agentes interessados em chamar atenção podem se aproveitar para a divulgação da sua mensagem ou ideologia", antevê Suffert. Um grupo extremista, mesmo do outro lado do planeta, pode mirar no Brasil durante as Olimpíadas, em hipótese, e atrair a cobertura da mídia para sua causa. Isso ocorreu antes, em tempos analógicos, e pode ocorrer novamente, em sua versão cibernética.
A cyberwar (na versão inglesa do termo) começou discreta, desde 2006, em uma iniciativa do governo norte-americano de George Bush. Ganhou ares de conflito ao ser aplicada em alguns embates entre a Rússia e a Estônia (2007) e, depois, Rússia e Georgia (2008). Tomou nova dimensão com a identificação do Stuxnet, um sistema malicioso, inteligente, criado com a sofisticada missão de fazer água no programa iraniano de enriquecimento de urânio, rememorou o especialista. Suffert dedica-se à TI há 20 anos, sendo que há 15 fechou o foco em segurança da informação, resposta a incidentes e computação forense.
A ciberespionagem é tão ativa que faz parte da preocupação de todas as grandes empresas, governamentais, privadas, financeiras ou de outro setor. Essa disseminação de furtos eletrônicos, ataques a ideias alheias e mesmo chantagem teve uma resposta das forças de segurança. A Polícia Federal, contou Suffert, tem agentes preparados, investigadores atentos a esse tipo de delito. "A limitação ocorre, às vezes, na dificuldade que as forças da lei encontram em enquadrar alguns crimes não previstos no código penal", contou. Suffert ofereceu mais detalhes. "Em outros casos, como pornografia infantil, estelionato e chantagem, a atuação é contínua e tem mostrado melhorias nos últimos anos".
Privacidade
Os agentes da lei e da segurança na rede, de uma forma geral, têm uma posição contrária à possibilidade de a navegação na internet não ser rastreável. A proibição do rastreamento do usuário é bandeira desfraldada por setores defensores da privacidade,e os policiais argumentam que esse instrumento dificultará a identificação de redes de pedofilia, traficantes de drogas e outros grupos de ameaça. "A privacidade é fundamental mas é importante que haja a guarda de informações que sejam capazes de identificar usuários", argumentou Suffert. "Os rastros são dados preponderantes para que se seja possível identificar a autoria de crimes sérios", afirmou.
Ao se tomar conhecimento dessas informações, as trocas de arquivos, emails e conexões se tornaram arriscadas. É possível se cercar de segurança, mas algumas regras devem ser observadas. Suffert recomendou como leitura obrigatória a cartilha disponível no site do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Estão ali informações básica, para aqueles que até então tinham uma relação, digamos, promíscua na internet, e dados mais sofisticados, para quem trabalha em uma grande empresa e não quer sair na foto como "aquele que abriu a porta para o ladrão".
Ameaças virtuais, cyberwar, cyberwarface, ciberespionagem e outros assuntos de uma área rica e em evolução fazem parte dos temas que Sandro Suffert mantém em seu blog sobre cibersegurança. E que também estarão na palestra que o especialista vai dar na Campus Party Recife, que será realizada de 26 a 30 de julho. A apresentação de Suffert ocorrerá no sábado, 28, às 16h45, no Cenário Pitágoras.
A Campus Party é um evento que reúne interessados em tecnologia, inovação, entretenimento, curiosos e adeptos da cultura digital. A primeira edição ocorreu em 1997, na Espanha. Desde 2008, começou a ser replicada em outros pontos do globo, como São Paulo, Berlim e Cidade do México. A apresentação de Sandro Suffert é parte das 200 horas de conteúdo programados para cinco dias de evento. Aqueles que não puderem se deslocar até a capital de Pernambuco, poderão acompanhar as principais atividades, que terão transmissão em tempo real.

Wednesday, July 18, 2012

2nd Interpol Cybercrime Summer School Training e Campus Party Recife


Interpol:

Na semana passada (de 9 de 13 de julho) tive o prazer e a honra de ministrar um curso de uma semana de Forense Computacional para cerca de 40 alunos de 21 diferentes nacionalidades.

O evento "2nd Interpol Cybercrime Summer School" foi organizado pela Interpol e as aulas foram dadas na sede da organização em Lyon, na França.

A experiência foi muito interessante pois foi possível trocar informações sobre o combate aos crimes cibernéticos com profissionais que encaram os desafios nesta nova e dinâmica área em todos os continentes.

Campus Party:

No final de semana de 28 e 29 de julho estarei no Campus Party em Recife ministrando uma palestra sobre CyberWarfare e também um desafio em Forense Computacional.


Monday, July 9, 2012

Trojan Zlob/DNSChanger altera configurações de routers

[ Update: 09/07/2012 ]


Há mais de quatro anos começamos a escrever por aqui algumas informações relacionadas ao DNSChanger (este foi o primeiro post deste blog).

Como hoje (09/07/2012) foi o dia em que o FBI deixou de resolver as requisições feitas por máquinas e roteadores que tiveram suas configurações de DNS alteradas pelo DNSChanger, vale a pena adicionar alguma informação por aqui:


- Um excelente vídeo resumindo toda a história de uma forma extremamente didática foi publicado pela Sophos recentemente:
http://nakedsecurity.sophos.com/2012/07/06/dnschanger-how-not-to-lose-your-internet-connection-on-july-9/

- O real impacto foi realmente bastante pequeno (civom certeza nem um pouco pequeno para os que foram afetados efetivamente, mas longe do exagero divulgado pelo mídia "especializada").
  1. http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2406855,00.asp?kc=PCRSS05079TX1K0000992
  2. http://www.itnews.com.au/News/308075,dnschanger-shutdown-misses-internet-doomsday.aspx
  3. http://news.cnet.com/8301-1009_3-57468797-83/dnschanger-apocalypse-like-y2k-but-even-snoozier/


Os apocalípticos podem buscar agora um outro final do mundo para esperar, talvez o dos Maias, talvez o bug do ano 2038 (http://en.wikipedia.org/wiki/Year_2038_problem)..

[ Update: 01/12/2011 ]


O FBI e o Internet Storm Center (ISC) do Sans Institute monitoraram as consultas DNS aos antigos servidores do DNSChanger - e contabilizaram mais de 2 milhões de resoluções de sistemas infectados com o malware.

Mais infomações:

http://threatpost.com/en_us/blogs/two-million-requests-infected-systems-week-after-ghost-click-takedown-120111



[ Update: 09/11/2011 ]


O FBI anunciou hoje a operação "Ghost Click"- em que foram apontados seis cidadãos estonianos e um russo, acusados de ligação com o malware DNSChanger -Veja o press release do FBI sobre o caso.


Recomendo também a leitura, no blog do Brian Krebs, de um excelente artigo sobre o assunto: "Biggest Cybercriminal Takedown in History"


Falando em DNS - enquanto isto, no Brasil (via @assolini): 

"Hackers atacam roteadores e provedores para redirecionar sites"
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/hackers-atacam-roteadores-e-provedores-para-redirecionar-web.html

Isto acontece, ao menos - desde 2002 - mas devido ao redirecionamento de sites muito acessados como Google e Hotmail, a repercursão deste caso específico tem sido bem grande.


Observação: comentamos sobre o DNSChanger em junho de 2008 (no primeiro post deste blog) - veja abaixo:




[ Update - 12/04/2008 ]



primeiro post deste blog - em 13 de junho deste ano - foi sobre um trojan chamado "DNSChanger" que tentava acessar com senhas padrão o gateway (modem/AP/router) da rede interna e automatizava a exploração da rede local da vítima, além de reconfigurar os endereços DNS atribuídos automaticamente e assim possibilitar o controle da navegação e phishing/pharming em uma nova dimensão.

Pois bem, passados 6 meses, estamos no 48.0 post deste blog e uma nova variante do DNSChanger está chamando a atenção da comunidade de segurança, por sua inovação.

De uma forma geral, estes trojans que buscam alterar as configurações de DNS das máquinas locais ou da rede do usuário, têm agido até o momento com um três dos seguintes modus operandi:

  1. Modificar o arquivo Hosts do Windows Modify (%SYSROOT%\windows32\drivers\etc\hosts)
  2. Modificar a entrada de registro incluindo um DNS server malicioso (HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters\NameServer)
  3. Explorar vulnerabilidades do tipo "cross-site request forgery" em routers (ou via força bruta como nosso post de junho aponta) para sobrescrever a configuração DNS das máquinas na rede local
A novidade está na nova técnica utilizada por este trojan, que permite que todos os equipamentos IP (indepentende de sistema operacional) que estejam configurados para obter endereçamento automaticamente sejam afetados pela alteração de DNS.

É instalado na máquina infectada um driver (ArcNet NDIS) que irá a partir deste momento atuar como um servidor DHCP falso, e vai concorrer com o servidor real na distribuição dos endereçamentos da rede local - e - como você já deve ter imaginado - quando ele atribui o endereço ele também fornece ao equipamento os IPs de servidores DNS falsos para que a navegação das máquinas seja controlada por ele.

Dois pontos interessantes levantados pela Mcafee/Sans:

1 - o número de equipamentos afetados com este tipo de abordagem é maior, já que não há limitação por sistema operacional.

2 - a detecção da causa-raiz da alteração do DNS das máquinas afetadas é muito difícil (você teria que analisar o tráfego de rede para identificar os endereços MAC dos pacotes "DHCP Offer" para identificar onde a máquina infectada está..)

Os DNS falsos utilizados na variante analisada são:
  • 85.255.112.36
  • 85.255.112.41
Como mitigação (deste ataque específico), o SANS Institute recomenda bloquear o range 85.255.112.0 – 85.255.127.255 no seu gateway de borda.

Mcafee informa também que o driver legítimo "ArcNet NDIS Protocol Driver" que é utilizado pode ser encontrado no caminho a seguir: (%SYSROOT%\system32\drivers\ndisprot.sys)

Além dos links de referência já citados, a Symantec publicou uma análise do trojan contendo as modificações efetuadas no sistema afetado.



[ Post Original: 13/06/2008 ]


Trojan Zlob/DNSChanger altera configurações de routers

Em uma demonstração de criatividade do hacker criador do trojan, depois de se instalar na workstation windows, ele tenta acessar com senhas padrão o gateway (modem/AP/router) da rede interna.

É um novo paradigma interessante e perigoso pois automatiza a exploração da rede local da vítima, além de reconfigurar os endereços DNS atribuídos automaticamente e assim possibilitar o controle da navegação e phishing/pharming em uma nova dimensão.

O assunto é ainda mais interessante pois segundo a TrendMicro, há possibilidade do ZLOB ser financiado pela organização "cyber-criminosa" RBN (Russian Business Network)...

Outras informações:

Labels

forense (50) resposta a incidentes (40) segurança em profundidade (27) vulnerabilidade (27) treinamento (22) cyberwar (18) conferência (16) forense de memória (15) hackers (15) malware (15) blogs (14) windows (13) ddos (12) vazamento de informações (12) china (11) criptografia (11) dns (11) exploit (11) google (11) microsoft (11) ferramenta (10) memoria (10) botnet (9) csirt (9) forense de disco (9) forense de rede (9) ftk (9) legislação (9) phishing (9) 0-day (8) NIST (8) accessdata (8) encase (8) evento (8) ferramentas (8) kaspersky (8) linux (8) negação de serviço (8) netwitness (8) sans (8) volatility (8) cert.br (7) correlacionamento (7) desafios (7) forense corporativa (7) internet explorer (7) livros (7) pageviews (7) pci (7) twitter (7) usa (7) APURA (6) Guidance Software (6) espionagem industrial (6) governo (6) iccyber (6) metasploit (6) monitoração (6) privacidade (6) skype (6) techbiz (6) 0day (5) CDCiber (5) blackhat (5) brasil (5) dlp (5) falha (5) fbi (5) ids (5) inteligencia (5) java (5) memoryze (5) modelagem de ameaças (5) métricas (5) nsa (5) patch (5) pdf (5) policia federal (5) python (5) registry (5) richard bejtlich (5) rsa (5) segurança (5) segurança de rede (5) siem (5) CyberCrime (4) Enscript (4) adobe reader (4) algoritmo (4) android (4) anti-forense (4) anti-virus (4) arcsight (4) auditoria (4) backdoor (4) backtrack (4) campus party (4) ccc (4) certificação digital (4) ciberespionagem (4) defacement (4) drive-by (4) estatísticas (4) exploit kit (4) firefox (4) fud (4) gsi (4) mandiant (4) md5 (4) online (4) pentest (4) programação (4) safe browsing (4) sandbox (4) slowloris (4) ssl (4) storm worm (4) stuxnet (4) trojan (4) wikileaks (4) windows7 (4) .gov (3) ameaça (3) blackberry (3) ceic (3) chrome (3) ciberguerra (3) cloud (3) conscientização (3) crackers (3) cymru (3) dan geer (3) defesa (3) dsic (3) engenharia social (3) enisa (3) evidence (3) fast flux (3) forense digital (3) hardware (3) htcia (3) https (3) imperva (3) intel (3) ips (3) live cd (3) logs (3) man in the middle (3) networkminer (3) perícia digital (3) processo (3) ransomware (3) registro (3) reportagem (3) revista (3) risco (3) secunia (3) shodan (3) sox (3) sql injection (3) tools (3) truecrypt (3) verizon (3) virus (3) vista (3) voip (3) worm (3) .mil (2) BSIMM (2) Encase Enterprise (2) JDFSL (2) TPM (2) Virustotal (2) XSS (2) adobe flash (2) aduc (2) amazon (2) apache (2) apple (2) autenticação (2) bloqueador de escrita (2) breno silva (2) bruce schneier (2) bundestrojaner (2) cache poisoning (2) caine (2) carders (2) carnegie mellon (2) carolina dieckmann (2) carving (2) censura (2) cipav (2) cofee (2) coldboot (2) comodogate (2) conficker (2) consciência situacional (2) cooperação (2) core (2) cucko´s egg (2) cuda (2) cyberwarfare (2) database security (2) digital intelligence (2) direito digital (2) dnschanger (2) dpf (2) engenharia elétrica (2) engenharia reversa (2) etir (2) expressões regulares (2) f-response (2) finfisher (2) fingerprinting (2) firmware (2) flash (2) fraude (2) ftkimager (2) full disclosure (2) fuzzy (2) gsm (2) hacktivismo (2) hbgary (2) heap spray (2) iOS (2) immunity (2) impacto (2) insecure magazine (2) insiders (2) interceptação (2) iphone (2) irc (2) irã (2) jaquith (2) loic (2) mac (2) mastercard (2) mestrado (2) mobile (2) ms08-067 (2) openioc (2) openssl (2) otan (2) palantir (2) paypal (2) pcap (2) pdgmail (2) portugal (2) presidência (2) prisão (2) proxies (2) ptfinder (2) rbn (2) recompensa (2) recuperação (2) regripper (2) relatório (2) resumo (2) rio de janeiro (2) ross anderson (2) russia (2) securid (2) segurança por obscuridade (2) shell (2) sift (2) snort (2) snowden (2) sony (2) sorteio (2) spam (2) spoofing (2) spyeye (2) sql (2) ssd (2) stealth (2) suricata (2) sysinternals (2) tecnologia (2) trend micro (2) unb (2) usb (2) virtualização (2) visa (2) vulnerability (2) waf (2) winen (2) wireless (2) wpa (2) wpa2 (2) xry (2) zeus (2) .edu (1) .pac (1) 3g (1) ABNT (1) AR-Drone (1) AppleGate (1) Asterisk (1) Audit Viewer (1) BIOS (1) CCDCOE (1) CEF (1) CERT (1) CSI Cyber (1) CarbonBlack (1) Craig Wright (1) DC3 (1) Diginotar (1) Dilma (1) DoD (1) Equation (1) FACE (1) FRED (1) Facebook (1) Fred Cohen (1) GPU (1) Gene Spafford (1) HP (1) ICOFCS (1) ICS (1) IDMEF (1) IJDCF (1) IJDE (1) IJOFCS (1) INFOSEG (1) IODEF (1) IPv6 (1) ISIS (1) ISO (1) MAEC (1) MCT (1) MMEF (1) Michael Cloppert (1) Ministério da Defesa (1) Netwtiness (1) OVAL (1) PL84/99 (1) RH2.5 (1) RNP (1) SDDFJ (1) SbSeg (1) Seccubus (1) Stratfor (1) TED (1) TJX (1) TV5 (1) TV5Monde (1) Tallinn (1) USCyberPatriot (1) USSTRATCOM (1) VERIS (1) VRT (1) WPS (1) WiPhire (1) Wifi Protected Setup (1) Windows10 (1) XMLHttpRequest (1) YARA (1) a5/1 (1) a5/3 (1) active defense (1) adeona (1) adhd (1) aes (1) afflib (1) akamai (1) alemanha (1) ambev (1) angler (1) anti-theft (1) antisec (1) anubisnetworks (1) apt (1) apwg (1) aquisição (1) arbor (1) armoring (1) artefatos (1) artillery (1) asprox (1) assinaturas (1) atenção seletiva (1) attack (1) aurora (1) australia (1) autonomous systems (1) avg (1) avi rubin (1) avware (1) awards (1) baixaki (1) bash (1) bbc (1) bear trap (1) belkasoft (1) bgp (1) birthday attack (1) bitlocker (1) black tulip (1) blackhat seo (1) blacklist (1) blind sql injection (1) bluepex (1) bluepill (1) breaking point (1) bug (1) bulk_extractor (1) byod (1) c2c (1) capacidade (1) carbon black (1) careto (1) carnivore (1) cartão de crédito (1) cbs (1) cellebrite (1) celular (1) centera (1) cerberus (1) certificações (1) cheat sheet (1) chip (1) chris paget (1) chromium (1) citrix (1) clean pipe (1) cliff stoll (1) cloudfare (1) cloudflare (1) cloudshield (1) cnasi (1) cnet (1) cnn (1) codenomicon (1) coleta (1) comodo (1) comodobr (1) compliance (1) comsic (1) convenção de budapeste (1) convergence (1) copa do mundo (1) coreia do norte (1) corey johnson (1) cpbr (1) crime na rede (1) crise (1) cristine hoepers (1) cuckoo (1) cyberattack (1) cyberbunker (1) daemonlogger (1) dam (1) dancho danchev (1) darkmarket (1) dcom (1) decaf (1) decaf v2 (1) decloack (1) deepweb (1) defcon (1) deutche telekom (1) dfrws (1) digitask (1) dimmit (1) diário oficial (1) dnsbl (1) dnssec (1) dou (1) downadup (1) drdos (1) drwxr (1) dsd (1) dumpcap (1) dumpit (1) duqu (1) e-evidence (1) ediscovery (1) eff (1) elcomsoft (1) emc (1) emprego (1) energia (1) enigma (1) entrevista (1) escola nacional de defesa cibernetica (1) eset (1) esteganografia (1) estonia (1) estratégia (1) etld (1) europa (1) eventos (1) evil maid (1) evilgrade (1) exercito (1) exploit-db (1) exportação (1) extorsão (1) f-secure (1) falso positivo (1) fantastico (1) fatal error (1) fecomercio (1) fernando carbone (1) ff4 (1) finlândia (1) flame (1) flexispy (1) foremost (1) forense de vídeo (1) forensic focus (1) forensic magazine (1) forensics (1) forensics.wiki.br (1) forensicswiki (1) força bruta (1) frança (1) full disk encryption (1) g1 (1) gauss (1) gcih (1) ghostnet (1) globo (1) gmail (1) gpcode (1) gpl (1) gps (1) grampo (1) guardium (1) guerra (1) guilherme venere (1) hack (1) hackerazzi (1) hackingteam (1) hakin9 (1) hardening (1) harlan carvey (1) hash (1) helix (1) hitler (1) holanda (1) honeynet (1) honeypot (1) hope (1) hosts (1) hotmail (1) httpry (1) iPhoneTracker (1) idefense (1) ig (1) impressoras (1) india (1) info exame (1) insecure maganize (1) intenção (1) interpol (1) interview (1) into the boxes (1) investimento (1) ioerror (1) iphone forensics (1) ironport (1) isc2 (1) israel (1) j2ee (1) jacomo dimmit (1) jailbreak (1) javascript (1) jesse kornblum (1) jotti (1) junho 2008 (1) kaminsky (1) kasumi (1) kgb (1) kits (1) klaus steding-jessen (1) kntools (1) kraken (1) langner (1) lime (1) limites (1) lista (1) lm (1) locaweb (1) lockheed martin (1) lynis (1) lógica (1) mac memory reader (1) mac memoryze (1) macosx (1) magic lantern (1) map (1) marcapasso (1) marcelo caiado (1) marcos ferrari (1) mawlare (1) mbr (1) mcafee (1) mcgraw (1) memscript (1) metasploitable (1) mindmap (1) mit (1) mitigação (1) mitm (1) moonsols (1) moxie (1) mrtg (1) ms08-033 (1) nac (1) nessus (1) netcontinuum (1) netflow (1) networking (1) ngrep (1) nit (1) nmap (1) norma (1) norse (1) notebook (1) ntlm (1) ntop (1) ntp (1) nuclear (1) obama (1) oi (1) oisf (1) oiss (1) olimpiadas (1) openbts (1) openvas (1) opm (1) oportunidade (1) oracle (1) orkut (1) otp (1) owasp (1) packers (1) panda (1) pattern matching (1) payback (1) pcre (1) pedofilia (1) pentesting (1) perforce (1) pericia (1) perl (1) perícia (1) pfsense (1) pgp disk (1) phonecrypt (1) pki (1) ploks (1) poisoning attack (1) policia civil (1) polypack (1) port knocking (1) português (1) post-mortem (1) postgres (1) powershell (1) prefeitura (1) premiação (1) preparação (1) princeton (1) provedores (1) ps3 (1) psn (1) psyb0t (1) pushpin (1) pwn2own (1) pymail (1) quebra de sigilo (1) r2d2 (1) rainbow tables (1) rar (1) realengo (1) reação (1) record (1) referência (1) regex (1) registry viewer (1) regulamentação (1) remnux (1) renato maia (1) renault (1) replay (1) reversing labs (1) roi (1) rootkit (1) router (1) rpc (1) ruby (1) sanitização (1) santoku (1) sc magazine (1) scada (1) scanner (1) scm (1) secerno (1) second life (1) security (1) securityonion (1) senasic (1) sentrigo (1) sep (1) sequestro de dados (1) sha1 (1) shadowserver (1) shmoocon (1) siemens (1) sites (1) skorobogatov (1) slideshare (1) smartcard (1) snapcell (1) software (1) sotirov (1) sp (1) spamhaus (1) spidertrap (1) squid (1) sri (1) ssdeep (1) sseguranca (1) sslstrip (1) sting (1) stj (1) street view (1) sucuri (1) superinteressante (1) são paulo (1) takedown (1) teamcymru (1) technosecurity (1) telefônica (1) terra (1) terrorismo (1) timeline (1) tizor (1) tls (1) token (1) topcell gsm (1) tresor (1) trustwave (1) tse (1) turquia (1) txtBBSpy (1) umass (1) unix (1) urna eletrônica (1) us-cert (1) usenix (1) userassist (1) vazamentos (1) venda de senhas (1) venere (1) verdasys (1) verisign (1) videntifier (1) visualização (1) visualize (1) vivo (1) vm (1) votação (1) wargaming (1) wasc (1) web 2.0 (1) weblabyrinth (1) websense (1) whitelisting (1) whois (1) wigle (1) win32dd (1) winacq (1) windbg (1) windd (1) winifixer (1) wipe (1) wired (1) wireshark (1) wlan (1) wordpress (1) wrf (1) xerxes (1) xp (1) zdi (1) zlob (1)