
Como já escrevi por aqui, a Intel é uma empresa que se preocupa muito com a segurança de suas informações, especialmente as relacionadas aos projetos de novos chips para microcomputadores.
Não é por acaso. Um ex-engenheiro da Intel que foi trabalhar na concorrente AMD foi indiciado por roubar 13 documentos de projetos secretos da empresa, incluindo alguns que possuiam o design de novos chips - (veja o documento legal do indiciamento).
Durante uma férias que tirou na Intel, o engenheiro Biswamohan Pani foi contratado pela AMD e acessou via VPN a Intel para obter os documentos. Um dos projetos que ele trabalhou na Intel foi o desenvolvimento do processador Itanium.
As investigações até o momento não acharam provas de que a AMD solicitou ou sabia dos planos de Pani, e as duas empresas estão cooperando com o FBI no tratamento do caso.
Apesar das tentativas de defesa - dizendo que os arquivos foram baixados para auxiliar o trabalho da esposa, que também é da Intel, o engenheiro corre o risco de ser preso por 10 ou 20 anos...
No comments:
Post a Comment