Como sabemos, a Lei de Combate aos Cibercrimes - que já era discutida há mais de 10 anos - acabou tendo sua aprovação acelerada depois do vazamento não autorizado de fotos da atriz Carolina Dieckmann e passou a ser conhecida como Lei Dieckmann.
O Marco Civil da Internet no Brasil (talvez Lei Snowden?), se propõe entre outras coisas a proteger a privacidade do cidadão na internet e parece ter recebido um efeito catalizador semelhante com os vazamentos de informações advindos de Edward Snowden, que tem sido divulgados no Brasil por Glenn Greenwald e a Rede Globo.
O último capítulo desta histórica aconteceu hoje no Fantástico: Ministério de Minas e Energia foi alvo de espionagem do Canadá (texto e vídeo).
Estas acusações se somam as de espionagem das comunicações da Presidenta do Brasil e da Petrobrás, feitas recentemente dentre as várias outras oriundas dos documentos obtidos por Snowden na NSA.
A Presidenta Dilma, que recentemente voltou ao Twitter depois de muito tempo, publicou hoje uma sequência de Tweets exatamente sobre isto:
[ Update 07/10/2013 ]
Para quem se interessou no livro que a Dilma está lendo sobre o assunto, ele se chama "The Shadow Factory: The Ultra-Secret NSA from 9/11 to the Eavesdropping on America" e pode ser comprado online.
PS: nosso blog está chegando a impressionante marca de 400.000 visitas! Muito obrigado a todos, e desculpem por não estar o atualizando com tanta frequência quanto fazia antigamente. Para atualizações diárias, sigam-me (e a Dilma ;) no twitter.