Como sabemos, a Lei de Combate aos Cibercrimes - que já era discutida há mais de 10 anos - acabou tendo sua aprovação acelerada depois do vazamento não autorizado de fotos da atriz Carolina Dieckmann e passou a ser conhecida como Lei Dieckmann.
O Marco Civil da Internet no Brasil (talvez Lei Snowden?), se propõe entre outras coisas a proteger a privacidade do cidadão na internet e parece ter recebido um efeito catalizador semelhante com os vazamentos de informações advindos de Edward Snowden, que tem sido divulgados no Brasil por Glenn Greenwald e a Rede Globo.
O último capítulo desta histórica aconteceu hoje no Fantástico: Ministério de Minas e Energia foi alvo de espionagem do Canadá (texto e vídeo).
Estas acusações se somam as de espionagem das comunicações da Presidenta do Brasil e da Petrobrás, feitas recentemente dentre as várias outras oriundas dos documentos obtidos por Snowden na NSA.
A Presidenta Dilma, que recentemente voltou ao Twitter depois de muito tempo, publicou hoje uma sequência de Tweets exatamente sobre isto:
[ Update 07/10/2013 ]
Para quem se interessou no livro que a Dilma está lendo sobre o assunto, ele se chama "The Shadow Factory: The Ultra-Secret NSA from 9/11 to the Eavesdropping on America" e pode ser comprado online.
PS: nosso blog está chegando a impressionante marca de 400.000 visitas! Muito obrigado a todos, e desculpem por não estar o atualizando com tanta frequência quanto fazia antigamente. Para atualizações diárias, sigam-me (e a Dilma ;) no twitter.
Seria muito mais simples, rápido e inteligente ter assinado a Convenção de Budapeste (2001), ao invés de propor um "marco civil internacional" (sic) na ONU.
ReplyDeleteMas, para os marqueteiros de plantão isso talvez não desse os votos desejados.
oi Sandro, vamos esperar para ver quais serão as reações concretas do governo Brasileiro. Por hora, ouvimos notícias sobre iniciativas governamentais desencontadas como criar um serviço de e-mail nacionais através dos Correios (como se já não possuíssemos provedores locais com e-mail gratuito, como UOL e Mandic), obrigar os sites externos (como GFacebook e Google) a manter servidores no Brasil para armazenar os dados dos brasileiros, lançar um cabo submarino entre o Brasil e a Europa para evitar espionagem americana (como se os EUA não tivessem submarinos e não sooubessem colocar um tap/sniffer para interceptar a comunicação) e forçar o Serpro a usar criptografia nos e-mails governamentais (como se ninguém do governo usasse e-mail pessoal nem se comunicasse com entidades externas). Além destas iniciativas de eficácia questionável, o meu receio é que o governo desfigure o Marco Civil para torná-lo uma peça que facilite a espionagem do próprio governo brasileiro.
ReplyDeleteSerá que o governo brasileiro (e também os demais) não está apenas fingindo esta indignação toda? Justamente por ter culpa no cartório?
ReplyDeleteRecomendo também este artigo
Edward Snowden: “Um Manifesto pela Verdade”
http://www.anovaordemmundial.com/2013/11/edward-snowden-um-manifesto-pela-verdade.html